Bom dia, um sentimento que assola toda a humanidade desde os seus primórdios e que pode até mesmo tirar sua salvação Apocalipse 21:8 a timidez você sabe o que é? A onde vivem? O que comem? como se reproduzem? Tudo isso no globo Nat de hoje..
À primeira vista, a timidez é um padrão de comportamento que ocorre em qualquer indivíduo em face de determinada situação. Existem pessoas que possuem maior concentração desse comportamento. Ou seja, sentem-se tímidos em inúmeras situações ou até mesmo na maioria delas, o que pode provocar timidez crônica e até fobia social. Portanto, um indivíduo tímido sente medo de dizer besteiras, falar errado, de não ser aceito, de não ser compreendido, de ser rejeitado pelas pessoas.
Tornando assim seu comportamento cada vez mais acentuado, já que com o passar do tempo o sentimento do medo tende a se elevar. Dessa forma, o indivíduo passa a sentir insegurança, baixa auto-estima, depressão, ansiedade e ainda sente-se inferior aos demais.
Portanto, no período da adolescência a timidez torna-se mais evidenciada, pois nesse período o organismo. Bem como o psicológico, passa por uma grande transformação que exige do adolescente uma rápida adaptação. Quando a timidez atinge o nível crônico, ou seja, quando ocorre em todos os convívios sociais, o indivíduo não consegue se comunicar com pessoas estranhas. A fim de fazer novas amizades, não fala em público, não consegue falar com autoridades. Podendo até ter dificuldades em se relacionar com pessoas de sua própria família resultando no seu isolamento total.
Como vencer a timidez?
Superar a timidez é um objetivo buscado por muitas pessoas atualmente. Afinal, quem é que não quer dar um jeito nela e viver sem que isso atrapalhe tanto algumas situações específicas? Apesar de parecer que não há solução para deixar de ser tímido, há algumas estratégias que podem ser aplicadas aos poucos para que, assim, se consiga ter uma vida com mais qualidade. As mais recomendadas são:
Este conteúdo é apenas para assinantes
Aceitar-se do jeito que você é
Quando a pessoa se aceita como tímida, o sentimento deixa de ser um tabu. Dessa forma, ela passa a ser capaz de buscar estratégias para a solução do problema. A negação não é um caminho viável para a superação dos medos e aflições. Pelo contrário, deve-se enxergar as dificuldades como algo normal de todos os seres humanos.
Forçar-se
Sim, quando nos sentimos desconfortáveis, a primeira coisa que nos vem à mente é desistir de fazer, de comparecer, de tentar. Essa é uma atitude extremamente nociva e que permite que a vergonha tome conta de nossas vidas. Assumir um compromisso consigo mesmo é o ideal para, aos poucos, superar o medo. Mesmo que seja desconfortável no início, tente forçar-se a cumprir o objetivo. Acredite, toda situação desconhecida causa desconforto. Não deixe de fazer o que deseja por conta da timidez!
Transformar a timidez em um sentimento a seu favor
Todo mundo sabe quando alguém é tímido, não é verdade? Já que é assim, por que não a utilizar ao nosso favor? Sim, quando alguém percebe que está lidando com uma pessoa tímida, tende a ter a empatia por compreender a dificuldade do outro. Por isso, não se cobre demais quando se deparar com uma situação nova, é comum que as pessoas percebam a dificuldade e não pressionem.
Sair da zona de conforto
É evidente que pessoas tímidas fogem de reuniões sociais por medo de passar algum tipo de vergonha ou situação desconfortável. Porém, é fato que, quando nos forçamos a sair da zona de conforto, lutamos contra a tão temida sensação de nos sentirmos deslocados. Aos poucos, esse sentimento vai deixando de existir e encarar situações novas vai ficando cada vez mais fácil.
Aprender uma segunda língua
Quando estamos em uma sala de aula aprendendo uma segunda língua, todo mundo se sente da mesma forma, seja tímido ou não. Saber que a outra pessoa também está desconfortável pode ser uma boa estratégia para começar a se soltar mais. E, assim, superar a angústia no que diz respeito a conversar com gente nova.
Divertir-se consigo mesmo
Pessoas tímidas morrem de medo de virar motivo de piada e serem ridicularizadas por outras pessoas. No entanto, o que elas não sabem é que, na maioria das vezes, isso é pura imaginação. Quando se sentir assim, inverta os papéis: reflita sobre o quão ridículo é antever uma situação que sequer aconteceu e ria de si mesmo! Confie, essa atitude vai fazer com que você se sinta muito melhor e mais confiante!
Respeitar-se
Não é porque a maioria das pessoas precisa de situações sociais com certa frequência que você também precisa se encaixar nesse perfil. Respeite o seu limite e os momentos em que acredita ser realmente necessário se “isolar”. Do contrário, se forçar de forma extrema pode desencadear um estresse desnecessário quando o assunto é superar esse sentimento tão incômodo! Por mais que pareça difícil, é muito importante não desanimar e ir, aos poucos, adotando essas estratégias para se livrar de uma vez por todas dos sentimentos que acompanham a tão temida timidez! Permita-se!
Gostou do post? Que tal compartilhar com amigos? Lei também outros posts em nosso site aqui!