segunda-feira, setembro 23, 2024

Sojourner Truth de ex escrava a pregadora Itinerante

Share

Isabella Baumfree mais conhecida como Sojourner Truth, foi uma mulher negra abolicionista, pregadora itinerante pentecostal e uma ativista pelo direito da mulher.

Nascida escrava em 1797 em Nova Iorque seus pais James Baumfree e Elizabeth Baumfree tiveram 13 filhos dos quais 11 foram vendidos como escravo e levado para longe da família, Isabella e seu irmão mais novo Peter foram os únicos que tiveram a chance de crescer perto de seus pais.

Mesmo sendo escravizados pelo coronel holandẽs Hardenbergh, a família vivia unida em uma cabana dentro da propriedade do senhor, algo raro para época.

– Meus filhos, existe um Deus, que ouve e vê vocês.

-Um Deus, ‘mau-mau’! Onde ele vive ? – perguntava as crianças.

-Ele vive no céu -ela respondia- e quando vocês forem espancados, ou tratados com crueldade, ou caírem em algum problema, vocês devem pedir a ajuda dele, e ele sempre irá ouvir e ajudar vocês.

Vendida por 100 dólares e um rebanho de ovelhas

Aos 9 anos de idade, Isabella foi separada de seus pais e vendida em um leilão junto com um rebanho de ovelhas por 100 dólares algo em torno de 592 reais hoje. Seu novo dono John Neely, que ela descrevia como um  homem cruel que a espancava.

Isabella foi vendida mais algumas vezes até chegar as mãos de John Dumont, que seria seu último dono, enquanto trabalhou para ele ela aprendeu a falar inglês, embora nunca tenha aprendido a escrever.

Em 1815 com 18 anos, Isabella foi forçada a se casar com Thomas, escravo mais velho deDumont, com quem teve 3 filhos, Peter, Elizabeth e Sophia. Antes disso Isabella teve uma filha chamada Diana com Robert um escravo de uma propriedade vizinha, o relacionamento foi proibido pelo seu dono.

Em 1826 alguns meses antes da abolição dos escravos em Nova Iorque Isabella conseguiu fugir junto com sua filha caçula Sophia, visto que os mais velhos não teriam direitos garantidos pela lei em caso de fuga. Isabella conseguiu refúgio com Isaac e Maria Wagener. Durante sua estadia, Isabella se converte ao Cristianismo.

De Isabella para Sojourner Truth

Em 1º de junho de 1843 que ela teve uma visão em que o espírito santo lhe dava um Nome. “Sojourner”, que significa peregrina, Mas ela pediu a Deus um segundo nome, pois todo mundo tinha dois nome, e ele lhe deu “Truth”, que significa verdade, sendo assim ela passou a ser chama de Sojourner Truth, A peregrina da verdade e não mais  Isabella Baumfree.

“Obrigada, Senhor, esse é um bom nome. Tu és meu último mestre, e seu nome é Verdade.”

“O Espírito me chama, e eu devo ir”

Depois de 15 anos vivendo na cidade de Nova Iorque, já aos 46 anos, passou a perceber que aquela cidade era uma verdadeira Sodoma, onde “o rico rouba o pobre, e os pobre se roubam mutuamente”.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, inscreva-se para desbloquear este conteúdo.
Nataly Lenke
Nataly Lenke
Comissária de voo por formação, empreendedora por vocação e escritora por voluntariado. Além de ser uma apaixonada por leitura e apesar de formação, se aventurou com as palavras entrando para o time de colunistas da Visão em Cristo.
- CanalTelegram -Publicidade

Consulte Mais informação

radiosaovivo.net

Mentenha Contato

157FãsCurtir
275SeguidoresSeguir
9SeguidoresSeguir
120SeguidoresSeguir
29SeguidoresSeguir
485SeguidoresSeguir
573InscritosInscrever
- Publicidade -Publicidade

Leia Tambem