Hanukkah (lê-se rranucá) é uma festividade judaica realizada todos os anos, que celebra a vitória da luz sobre a escuridão e a luta dos judeus contra os seus opressores. Normalmente a festa dura cerca de oito dias.
Também conhecido como Festival das Luzes, o Hanukkah tem início após o pôr-do-sol do 24º para o 25º dia do mês de Kislev, o nono mês do calendário hebraico. Coincidindo com os meses de novembro ou dezembro do calendário gregoriano, o que se utiliza comumente.
Do ponto de vista filosófico, celebrar o Hanukkah para os judeus significa celebrar a vitória da luz sobre a escuridão, fazendo uma metáfora sobre o bem que vence o mal. Ele também celebra a vitória da pureza sobre a degeneração e da espiritualidade sobre o materialismo.
Entretanto, o Hanukkah também comemora a luta da comunidade judaica pelo direito de praticar a sua religião livremente.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Embora seja a celebração mais famosa, para a religião judaica, a festividade do Hanukkah é considerada uma das menos importantes. Entretanto, por coincidir com as festividades cristãs do natal, a celebração acabou ganhando mais popularidade por se assemelhar com o festejo natalício.
Durante as comemorações, as famílias se reúnem, as crianças ganham presentes (um para cada dia da festa) e existem comidas tradicionais, como as latkes (panquecas de batata) e os sufganyots (sonhos recheados com geleia).
O termo hanukkah ou chanucá tem origem hebraica e significa “dedicação” ou “inauguração”.