Após os últimos acontecimentos da Guerra na Ucrânia, eu comecei a imaginar que algumas pessoas possam se perguntar. Deus Permite A Guerra? E no meu simples entendimento vou compartilhar com você o conhecimento que tenho sobre esse assunto.
Antes de tudo quero deixar claro que eu não o dono da verdade, mas quero compartilhar com você o meu entendimento do por que Deus permite a guerra. Segundo a Bíblia relata diversas histórias de guerras. Em muitas delas havia o interesse de restabelecer a justiça ou o direito (defesa) de determinado povo. Outras vezes, tratava-se do interesse ambicioso de usar a força para opressão, castigo ou dominação.
No caso de Israel, Deus chamou o povo à guerra várias vezes, lutando com eles, por causa da corrupção e degradação moral do povo inimigo (Deuteronômio 1:30). Israel está localizado numa região geopolítica de grande interesse estrangeiro, o que tornava suscetível a inúmeras tentativas de dominação externa.
Em algumas situações, Deus permitia que o povo de Israel fosse derrotado na guerra, devido à sua desobediência e rebeldia. Muitas guerras do Antigo Testamento eram uma forma de Deus trazer castigo sobre um povo.
Por outro lado, na maioria das vezes, a guerra é a consequência do egoísmo, avareza e fome de poder do homem, resultando na miséria daqueles que estão envolvidos direta e indiretamente. Muitas atrocidades são cometidas na guerra, mesmo quando a causa é “justa”.
Por que as guerras começam?
As guerras procedem dos desígnios (desejos ou ambições) do interior humano. Jesus mesmo disse que é do coração que procedem os males que corrompem o homem O apóstolo Tiago sinaliza também sobre essa procedência:
Este conteúdo é apenas para assinantes
De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
Tiago 4:1
Contudo a maldade no coração humano ambiciona e promove ações combativas e não pacíficas. Esse ímpeto mau está sempre provocando guerras:
Livra-me, Senhor, dos maus; protege-me dos violentos,
que no coração tramam planos perversos e estão sempre provocando guerra.
Salmos 140:1-2
Bem como, em toda a história vemos que a ânsia por poder, opressão e domínio estão no cerne da origem de muitos conflitos. Muitas estratégias, quer sejam justas ou injustas, causam impasses e desacordos que só são resolvidos pelo uso da força.
Conclusão
Contudo, por causa da maldade humana, a guerra é um problema real de nosso mundo. As forças militares de um país podem ser usadas para o bem, para proteger as pessoas e garantir a paz, ou para o mal, para oprimir e destruir. Jesus avisou que no fim dos tempos muitas nações se levantariam contra outras (