quinta-feira, novembro 21, 2024
Mais

    Pare de Perder Tempo com Discussões Desnecessárias e Seja Útil para o Reino

    Descubra como deixar discussões de lado e se tornar mais útil no Reino de Deus, focando no propósito e nas necessidades da igreja.

    Share

    Sabe aquela sensação de que às vezes a gente gasta mais energia discutindo quem está certo do que realmente vivendo o Evangelho? Parece comum entre nós, né? Mas será que é isso o que Deus espera de nós?

    O apóstolo Paulo, em Filipenses 3, nos dá uma lição incrível sobre foco e o que realmente importa no Reino de Deus. Ele mesmo começa contando um pouco sobre seu passado, citando, nos versículos 5 a 7, como ele tinha todos os motivos, humanamente falando, para se gabar. Ele foi “circuncidado ao oitavo dia”, era da tribo de Benjamim, “hebreu de hebreus” e, como se não bastasse, um fariseu zeloso. Só que o que Paulo quer dizer com isso é que ele tinha tudo para se sentir especial… mas não se apoiou nisso. Ele diz que considerou tudo isso como “perda” por causa de Cristo.

    E quantas vezes na igreja a gente se pega discutindo sobre coisas que, na verdade, não têm valor eterno? Por exemplo, tem quem gaste horas discutindo se o batismo tem que ser na água corrente ou se pode ser em qualquer lugar. Outros vão longe para defender que o louvor precisa ser só com hinos antigos, porque são mais “puros”, ou então brigam por detalhes das vestimentas, rituais ou modos de adoração. Isso só gera divisão e, muitas vezes, deixa o amor de lado. Paulo, com toda a sua sabedoria, nos mostra que todas essas coisas, comparadas ao Reino, são pequenas e não levam a lugar nenhum.

    Qual é o seu alvo?

    Paulo, nos versículos 13 e 14, nos convida a deixar para trás o que não importa e a focar no alvo certo: “prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. Aqui ele está nos dizendo que, se a nossa vida tem um propósito maior, por que vamos nos desgastar com coisas que não têm relevância no céu? É como se ele dissesse: “Olha, pessoal, temos um propósito grandioso! Vamos focar no que realmente importa.”

    Será que o foco nas brigas e debates está nos fazendo melhores para o Reino? É aí que precisamos parar e refletir: a nossa meta é ganhar a discussão ou ganhar almas para Cristo? E essa é uma pergunta séria, porque, às vezes, essas pequenas contendas só afastam as pessoas. Já pensou quantas pessoas talvez tenham se afastado da igreja por verem discussões que não levam a nada? O mundo está cheio de argumentos e disputas; nossa missão é trazer paz e unidade.

    Como colocar em prática

    O que a Bíblia nos ensina é algo radicalmente diferente. Queremos ter relevância no Reino? Então vamos fazer o que Paulo diz: “prossigamos para o alvo”. Em vez de perder tempo com brigas, vamos nos perguntar: O que posso fazer hoje para que o Reino de Deus avance? Como posso ser útil para os outros? Como posso demonstrar o amor de Cristo, mesmo na diferença?

    Isso não significa que não devemos ter convicções ou que não podemos discordar. Claro que podemos ter nossas opiniões e defender o que acreditamos ser correto. Mas será que isso deve ser feito a qualquer custo?

    Este conteúdo é apenas para assinantes

    Por favor, inscreva-se para desbloquear este conteúdo.
    Jonathan Souza
    Jonathan Souza
    Engenheiro de Banco de Dados com Formação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade de Guarulhos atuante no mercado a mais de 10 anos. Além de trabalhar com sonoplasta no mercado de trabalho e igrejas, técnico de som por formação e escritor voluntário. Apesar de formado na área de exatas, se aventurou com as palavras entrando para o time de colunistas da Visão em Cristo.
    - CanalTelegram -Publicidade

    Consulte Mais informação

    Mentenha Contato

    157FãsCurtir
    275SeguidoresSeguir
    9SeguidoresSeguir
    120SeguidoresSeguir
    29SeguidoresSeguir
    485SeguidoresSeguir
    573InscritosInscrever
    - Publicidade -Publicidade

    Leia Tambem