Se você chegou a este artigo, provavelmente quer entender o que é um anúncio. Em resumo, um anúncio é uma forma de divulgação do seu negócio. No passado, essa prática já foi chamada de comercial, panfletagem, entre outros termos. De maneira prática, o anúncio é como você, empreendedor, promove seu negócio. Então, surge a pergunta: qual é o propósito da divulgação de uma empresa?
Quando você divulga sua empresa, seu objetivo é atrair pessoas interessadas nos seus produtos e serviços. Diferente de antigamente, quando você precisava investir em panfletos, comerciais de TV, rádio e outdoors, tentando alcançar qualquer pessoa que pudesse precisar do seu produto ou serviço, hoje em dia você pode ser muito mais específico. No passado, muitas vezes era difícil saber de onde vinham seus clientes ou como eles te conheceram. Você gastava horas tentando monitorar seus anúncios para entender o que estava funcionando, além de investir grandes quantias de dinheiro.
Com a chegada da internet, é possível começar a divulgar seu negócio com um investimento pequeno e, ainda assim, saber quais tipos de pessoas se interessam pelo seu produto e obter muitas informações sobre seus clientes. No entanto, o grande desafio é encontrar as informações corretas, especialmente para pequenos empreendedores que não podem errar e não têm muito dinheiro para contratar um profissional especializado ou uma agência de marketing.
Muitos, por não saberem o que são anúncios na internet, continuam gastando seu dinheiro com panfletos e propaganda em jornais e revistas impressas. Hoje, quero explicar para você que está começando o que é um anúncio na internet. Imagine um grupo de amigos com 10 pessoas que têm gostos em comum, frequentam os mesmos lugares, gostam das mesmas músicas e têm um estilo de roupas parecido. Um dia, um estranho que não tem gostos parecidos com o grupo aborda-os para recomendar uma camiseta. O grupo, ao vê-lo, não se identifica com esse estranho e, por mais que a camiseta fosse útil e de boa qualidade, a falta de identificação não atrai o grupo. Essa seria a forma antiga de divulgar sua empresa.
Por não haver identificação, o empreendedor não consegu44ia clientes porque estava oferecendo o produto para o grupo errado, continuando nessa tentativa e erro até encontrar um grupo que se identificasse. Muitas vezes, o problema não está no produto ou serviço, mas na abordagem ao grupo errado, o que leva a altos gastos e à desistência do empreendedor.
Agora, vamos voltar ao nosso exemplo do grupo de amigos. Imagine que entre eles há uma pessoa muito simpática e influente, vamos chamá-lo de Thiago. Thiago tem um bom relacionamento com todos os outros amigos. Ao indicar uma música, seus amigos conferem porque conhecem Thiago, sabem que seus gostos são parecidos e, em outras indicações feitas por ele, ficaram satisfeitos. Então, o nosso empreendedor estranho aborda Thiago e oferece a camiseta como cortesia ou com uma condição especial. Thiago, ao usar o produto, comprova sua qualidade e percebe que seus amigos vão gostar da camiseta.
Então, Thiago volta ao nosso empreendedor estranho para comprar mais camisetas. Ao compartilhar sua satisfação com o empreendedor, ele pede a Thiago que indique suas camisetas aos amigos e oferece uma comissão por cada venda. Thiago aceita o acordo e, em seus encontros com os amigos, usa a camiseta com mais frequência, indicando-a sempre que tem oportunidade. Seus colegas, por sua vez, começam a comprar as camisetas do nosso empreendedor, que acaba gastando menos e vendendo mais.
Isso é anúncio nos dias de hoje: encontrar o grupo certo, em vez de sair atirando para todos os lados. Para você, pequeno e médio empreendedor, invista em encontrar os “Thiagos” de cada grupo e negocie com essas pessoas. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro, focando no que vai fazer seu negócio crescer: vendas. Vendendo mais para pequenos grupos ou nichos certos, sua empresa vai gerar vendas até chegar o ponto de contratar um especialista ou você mesmo se aprofundar mais nesse assunto.