José era o décimo primeiro filho de Jacó e Raquel e, por conquistar muito a atenção e preferência de seus pais, era motivo de inveja de seus irmãos. Estes aproveitaram a primeira oportunidade que tiveram e o venderam como escravo para mercadores.
Como consequência, José foi vendido para Potifar, oficial do faraó egípcio. Ele conquistou a amizade do seu senhor, mostrando trabalho e inteligência. Assim, José do egito virou o administrador da casa de Potifar.
No entanto, a esposa do oficial começou a assediar José. Como não conseguia o seu intento, disse a Potifar que o servo abusou dela. José acabou preso injustamente por anos.
Quando morava com os pais, José interpretava sonhos. Na prisão, ele fez previsões por meio dos sonhos de dois servos do faraó, que também estavam presos. Um deles foi libertado e esqueceu-se de José, que ficou preso por mais anos.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O faraó, no entanto, começou a ter sonhos que seus sacerdotes não conseguiam decifrar. O servo que tinha sido preso lembrou-se então de José. Este foi levado até o faraó e interpretou seus sonhos, fazendo previsões que deram certo.
Assim, José conquistou a confiança do faraó e tornou-se o governador do Egito.