Duas alianças juntas dentro da Bíblia

Nesta devocional para casais vamos refletir sobre a importância do casamento. O grande problema para a igreja é que o
casamento hoje parece mais uma amizade. Duas pessoas vivem juntas por um tempo e quando os atritos surgem, basta desfazer
o matrimônio. Tudo simples e rápido. Assim, muitos casamentos são desfeitos nos dias atuais. E a igreja aceita essa facilidade da
mesma maneira que os não cristãos aceitam.
Você não precisa criar atritos, ter dor de cabeça, lutar pelo casamento por anos. Basta assinar alguns documentos e tudo está
desfeito. Apenas os casais mais antigos ainda aceitam alguma luta para manter o relacionamento. Os casais mais jovens aceitam
passivamente a possibilidade do divórcio.
Para a igreja fica o perigo de encararmos o casamento como os ímpios encaram, como uma amizade, que pode ser desfeita a
qualquer momento. O importante, para eles, é ser feliz, cada um seguir o seu caminho sem o peso de um relacionamento por
anos, já que “estou infeliz”. Mais da metade dos casamentos, hoje em dia, termina em divórcio. Embora não exista uma estatística
oficial sobre a religião dos divorciados, é possível perceber que, mesmo entre as pessoas que confessam ser cristãs e frequentam
a igreja, o divórcio tem crescido bastante. Não podemos assumir o risco de enxergar o casamento como algo simplório porque a
Bíblia dá uma relevância especial para o casamento.
O casamento é um pacto com Deus
O primeiro ponto que precisamos destacar nesta devocional para casal é que o casamento não é um acordo entre pessoas. Não é
um contrato que pode ser desfeito se ambas as partes concordarem. Pode parecer chocante sob os olhos da sociedade atual, mas
o divórcio não é uma opção bíblica. A não ser que se encaixe nos três casos que as Escrituras mencionam: morte de uma das
partes, adultério ou abandono. O fato de “não estar feliz” não legaliza o divórcio aos olhos de Deus. Por isso, Jesus ensinou:
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra,
comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. Mateus 19:9
Portanto, tirando os três casos previsto na Bíblia, os demais casos não são aceitos, aos olhos de Deus, como válidos. Embora a
sociedade e o governo aceite um divórcio porque a pessoa se sinta “infeliz”, por exemplo, aos olhos de Deus, isso não é um
argumento válido.
A Bíblia traz várias referências do casamento para falar sobre o relacionamento entre o homem e Deus. Isso nos dá uma
dimensão de como Deus leva o assunto a sério. O casamento na Bíblia não é uma ação social, mas um pacto que envolve o próprio
Senhor.
Não seja indiferente
Outro aspecto importante, que vou ressaltar nesta devocional para casais é que não podemos ser indiferentes ao que a Bíblia fala
sobre o casamento. Em Malaquias 2, lemos uma advertência aos judeus porque se acostumaram a tratar o assunto como uma
questão social, sem qualquer importância espiritual.
O povo de Judá tem sido infiel a Deus, e o povo de Israel e os moradores de Jerusalém fizeram coisas nojentas. O
povo de Judá profanou o Templo, que o Senhor ama, e os homens casaram com mulheres que adoram ídolos.
Malaquias 2:11

O fato de israelitas se casarem com estrangeiro idólatra já era algo abominável. Ou seja, o matrimônio reflete uma condição
espiritual. Ao ler Malaquias 2 você vai perceber que trata-se de uma advertência severa contra quem tinha uma vida religiosa
falsa, inclusive pessoas que adulteravam, mas mantinha sua rotina espiritual. Essas pessoas absorveram as práticas imundas dos
povos vizinhos e ainda seguiam uma prática religiosa puramente por obrigação ou desencargo de consciência.
O nosso comportamento no casamento não pode seguir os padrões e comportamentos do mundo, como se fosse uma vida
separada de nossa rotina de fé. O nosso casamento é uma extensão de nossa fé. No casamento devemos praticar também nossa
fé, com fidelidade, mansidão, amor ao próximo e exclusividade.
Neste segundo item, desta devocional para casais, podemos perceber que, do ponto de vista de Deus, o casamento reflete nossa
seriedade em relação aos propósitos dele para nossa vida. Ele não nos pede para sermos fiel no casamento somente por
conveniência, ele pede isso porque, para ele, a fidelidade é um aspecto importante do caráter do ser humano. Quem não é fiel à
esposa ou ao marido não pode ser fiel a Deus, pois quem ama a Deus, mas não ama seu irmão é mentiroso
(1 João 4:20).
O que vimos nesta devocional para casais é que o casamento não é algo banal, evento social, como ensinam por aí. A igreja não
pode aceitar o divórcio como uma alternativa válida para o casamento, salvo nos casos mencionados nas Escrituras, pois o
divórcio é abominável para Deus.
Pois o Senhor Todo-Poderoso de Israel diz. Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto,
tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher. Malaquias 2:16
Não trate o casamento como uma forma de ser feliz. Não nos casamos para sermos felizes, mas a satisfação de um
relacionamento saudável é que nos traz a alegria. O casamento é um complemento de nosso relacionamento com Deus e não com
as pessoas, pois Paulo sugere, ainda, que não nos casemos, para servir melhor a Deus, mas, para não sermos tentados, existe a
opção do casamento (1 Coríntios 7).
Do ponto de vista de Deus, como vimos nesta devocional para casais, o casamento reflete um relacionamento do próprio Criador
com a raça humana, e esta aliança não pode ser desfeita por qualquer motivo. Existem padrões estabelecidos para que os casados
lutem pelo casamento e se empenhem em manter a união, ainda que isso lhe cause uma infelicidade momentânea, pois a vida
cristã não se baseia em nossa felicidade, mas em obedecer às ordens do Senhor, sabendo que nossa leve e momentânea
tribulação não se compara com as bênçãos que vamos receber eternamente.

1 COMENTÁRIO

  1. Casamento, que artigo! Pra mim sempre teve teve um valor inestimável. Ver os pontos de vista a partir da perspectiva biblica comparada ao padrão de valores individualistas e egoístas praticados nos dias atuais é chocante. Realmente nos leva a refletir sobre como estamos nos relacionando estar tão diferente do que de fato a bíblia relata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui