Desconexão com Deus, O motivo da morte do Evangelho, bom porque eu dei esse título a minha coluna de hoje. Ao observar e refletir um pouco comecei a perceber o mail que está ocasionando a morte do evangelho,
A Desconexão com Deus para mim é o grande fator da morte do evangelho, bom eu a vejo como uma doença que tem os seus sintomas. Da mesma forma que uma doença natural dos dias de hoje, que o diagnóstico é feito baseados nos sintomas do paciente. Da mesma maneira é chegar a um diagnóstico.
Portanto, com o diagnóstico é possível determinar qual a doença e qual o seu nível de contaminação. Então eu quero convidar você a fazer esse autodiagnóstico e entender se o evangelho de Cristo para você está morrendo. Ou seja, se você não está vivendo o que está na palavra de Deus.
A princípio eu separei alguns pontos que podemos entender o quão estamos conectados com Deus ou não. Basicamente os pontos que separei são a conexão com a internet, desinteresse na leitura e falta de tempo.
Tempo de Conexão na Internet
Você já parou para pensar quanto tempo você passa parado sem fazer nada na internet? Mais de 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo já usam a internet, das quais 3,8 bilhões estão nas redes sociais. Parece muito? E é: os internautas já são 60% dos 7,7 bilhões de seres humanos espalhados pelo planeta, segundo a pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com a ferramenta Hootsuite.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O número de pessoas conectadas à internet cresceu 7% na comparação de janeiro deste ano, quando o estudo foi divulgado, com o mesmo mês de 2019, o equivalente a 298 milhões de novos usuários. E o tempo de uso também cresceu. Hoje, um ser humano fica online, em média, 6 horas e 43 minutos por dia, três minutos a mais do que em janeiro de 2019. Na prática, cada usuário fica conectado à web mais de 100 dias por ano, ou 40% do tempo em que está acordado, considerando uma noite de sono diária de 8 horas por dia.
A quantidade de usuários de telefone celular também chama a atenção. Já são 5,2 bilhões deles, de acordo com o estudo, um aumento de 124 milhões de pessoas (2,4%) no mundo em apenas um ano. Ao mesmo tempo, as redes sociais ganharam mais 321 milhões de adeptos, uma alta de 9% no período.
Bom, pare para absorver essa informação que trouxe para você uma pessoa ficar online em média 6 horas e 43 minutos por dia. Ou seja, o tempo que você está online está sendo bem aproveitado ou jogando.
Sem falar que as redes sociais ganharam 321 milhões de novos usuários, será que a maior parte do tempo que você está online e maior parte é nas redes sociais.
Desinteresse na Leitura
Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2019 revelou que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Entre os que mais deixaram de ler estão as classes altas da Região Sudeste.
Agora concatenar essa última pesquisa com a informação do tópico anterior, onde temos mais pessoas nas redes sociais e menos pessoas lendo. Em contrapartida, só com a leitura podemos gerar conhecimento.
A própria Bíblia fala em Oséias 4 sobre a causa da quantidade de erros que o povo de Deus já cometia naquela época: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”.
Em síntese muitas pessoas estão usando a maior parte do tempo em redes sociais como Instagram, TikTok entre outros. Consequentemente estão lendo mesmo o que prejudica a absorção de conhecimento, daí as pessoas passam a acreditar no ouvem em vez de buscarem o conhecimento.