Gideão foi um juiz de Israel que liderou a libertação de seu povo da opressão dos midianitas. A história de Gideão é muito lembrada pelo episódio em que ele derrotou um grande exército apenas com 300 homens ao seu lado.
Antes de mais nada você pode ouvir a história de Gideão que foi ministrada pelo pastor Roberto, na noite de quinta-feira no culto da quinta-Profética na comunidade Visão em Cristo em nosso podcast Reflexões da Bíblia.
Etimologia
O nome Gideão significa “destruidor”, “guerreiro poderoso” ou “lenhador”. Ele foi o quinto juiz de Israel, segundo a Bíblia.
Quais eram as Características de Gideão?
Jovem, sentiu a responsabilidade de ajudar seu povo (respondeu, embora lentamente) ao chamado, apesar de ser jovem e de família pobre. (Juízes 6:15)
um homem de oração Juízes 6:13
Juízes 6: 14-16; a conversa do Senhor com Gideão, eu te enviei; e você deve derrotá-los como um homem . É por meio de Deus que nossas vitórias são conquistadas; Prov. 3: 5,6
Onde Começou a historia de Gideão?
Filho de Joás, do clã de Abiezer, e pertencia a tribo de Manassés (Juízes 6:11,15). Gideão viveu em um período em que o povo de Israel havia se voltado à idolatria a outros deuses.
Então o relato da vida de Gideão está no livro de Juízes e começa com os israelitas sendo devastados pelos midianitas como consequência da desobediência a Deus. Por sete anos, eles enfrentaram invasões de midianitas, amalequitas e estrangeiros orientais que destruíram seu gado.
Muitas vezes nos sentimos como ele sem capacidade para exercer uma tarefa ou habilidade. Mas o que temos que colocar em nossa mente é que quem nos capacita é o nosso Senhor.
O Inicio do chamado de Gideão
O Anjo do Senhor encarregou Gideão de liderar o exército de Israel que derrotaria os Midianitas, mas ele não se achava capaz para aquela tarefa.
Ele alegava ser o menor de sua família, e pertencia ao clã menos importante de sua tribo (Juízes 6:14-16). Então o Anjo do Senhor confirmou a convocação de Gideão fazendo com que fogo consumisse de forma milagrosa a oferta que ele havia preparado ao Senhor.
A lição que podemos tirar nessa situação, se você não tem certeza do que esta fazendo peça confirmação ao Senhor.
Preparando para Guerra
Gideão convocou um exército das tribos de Manassés, Zebulom, Aser e Naftali, que somou 32 mil homens. Gideão não tinha experiência na guerra, e por isto pediu um sinal da parte de Deus. Ele queria uma confirmação de que aquela realmente era a vontade divina, e que Israel seria vitorioso.
Antes da batalha, Deus disse a Gideão que o exército de Israel estava muito grande. Isto poderia gerar orgulho entre o povo. Então o Senhor lhe ordenou que mandasse os covardes embora, reduzindo o exército para 10 mil homens. Depois os descuidados também foram dispensados, restando apenas 300 homens. Esses 300 homens deveriam lutar contra 135 mil midianitas e aliados, mas o Senhor estava com Gideão e seus 300 homens.
Nas adversidades é preciso ser corajoso porque nesses momento são a onde a fé é provada. Não fique com medo confie no Senhor porque Ele é a nossa fortaleza.
A libertação de Israel
Finalmente Gideão separou os 300 homens em três grupos. Depois, ele liderou um ataque durante a noite que deixou os inimigos confusos e apavorados. Os israelitas faziam grande barulho tocando suas buzinas e gritando o famoso grito de guerra: “Espada do Senhor e de Gideão” (Juízes 7:20).
Então com o exército inimigo desestabilizado e em fuga, Gideão o perseguiu e matou seus lideres. Finalmente o povo de Israel estava livre de seus opressores.
Ouça a Reflexões: A Historia de Gideão
Enfim ouça a reflexão de hoje com o coração aberto. Quem tem ouvido ouça o que o Espirito diz as igrejas. Você pode pode ouvir a pregação completa dando play logo baixo
[pms-restrict subscription_plans=”18126,12918″]
[/pms-restrict]
Em suma se você ainda não é membro pode ouvir esse programa em nosso podcast Acesse também nosso site e fique por dentro do que acontece em nossa comunidade
Gostou do post? Que tal compartilhar com amigos? Não esqueça de deixar seu comentário isso ajuda nosso site a chegar a mais pessoas. Enfim obrigado a todas pela sua partição e sua presença, Deus os Abençoe